Aqui vai um vídeo bem interessante sobre a profissão de técnico de Segurança, vista do Brasil. O que acham? Ajusta-se à situação portuguesa?
Segurança e Higiene do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Acidentes de Trabalho, Doenças Profissionais, Riscos... Tudo explicado, discutido e debatido por mim, João Rui Pinto, Técnico Superior de Higiene e Segurança, Licenciado em Engenharia Química e apaixonado por estes temas. Com a vossa ajuda e contribuição, caro leitor. Para que não restem dúvidas, todas as opiniões expressas neste blog são apenas as minhas e não de qualquer organização onde trabalhe ou tenha trabalhado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Após ter visto a reportagem, apenas posso dizer que a teoria é a mesma que em Portugal, pena é que nalguns aspectos a prática não seja assim... A actividade do Técnico de Segurança não se encontra regulamentada no nosso país da mesma maneira que no Brasil e parece que todos os que não são TSHT/TSSHT a querem exercer e todos são entendidos na matéria, mesmo sem formação especifica.
Somos realmente uns chatos e temos realmente que estar sempre actualizados, mas como costumo dizer ainda somos um «mal necessário» porque em Portugal apenas se faz Higiene e Segurança porque a lei a isso obriga, não porque as empresas queiram distinguir-se pela sua cultura de segurança ou pelas suas preocupações nessa matéria. Realmente a parte mais difícil do trabalho de um técnico de HST é ser persistente e ter «que educar uma criança» porque o maior obstáculo no seu trabalho não são os riscos profissionais, mas as mentalidades e os comportamentos não seguros dos trabalhadores.
No entanto, ainda tenho uma réstia de esperança que a questão da Segurança e Higiene do Trabalho venha a estar inculcada na postura de todo e qualquer trabalhador daqui por uns anos...
Excelente.
Apanhado muito bom...
Pois é, Naná. Esse é o nosso trabalho: inculcar a Segurança na postura de todos os trabalhadores. Ninguém diz que é fácil...
Enviar um comentário