Segurança e Higiene do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Acidentes de Trabalho, Doenças Profissionais, Riscos... Tudo explicado, discutido e debatido por mim, João Rui Pinto, Técnico Superior de Higiene e Segurança, Licenciado em Engenharia Química e apaixonado por estes temas. Com a vossa ajuda e contribuição, caro leitor. Para que não restem dúvidas, todas as opiniões expressas neste blog são apenas as minhas e não de qualquer organização onde trabalhe ou tenha trabalhado.
sábado, junho 18, 2005
Listas de discussão
terça-feira, junho 14, 2005
Hazards Magazine
Hoje, mostramos a Hazards Magazine, uma revista de Segurança e Saúde especificamente destinada a sindicatos e representantes dos trabalhadores em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho. A sua apresentação refere:
Hazards is the only independent, union-friendly magazine to win major international awards. Workplace unions are your best hope for better, safer work - and Hazards provides the information and resources to make the union job easier. Hazards looks behind the company safety hype, and gives union answers to workplace problems. Using a global network of union safety correspondents, Hazards makes sure you have the best information available anywhere.
Com este post, atingimos, pela primeira vez, um dos público alvo a que nos proposemos anteriormente: os parceiros sociais, neste caso, os sindicatos.
Quero ser assim quando for grande...
Mas aquilo que sinto não é bem inveja, é antes uma vontade de conseguir que este blog se torne em algo semelhante. O Morrer a Trabalhar quer ser assim quando for grande. A profusão de artigos é enorme, os artigos são de grande qualidade, a informação é detalhada.
Apesar do seu ponto de vista ser talvez um pouco parcelar, com uma visão demasiado datada no tempo, fazendo muito alusão à luta de classes, é necessária. E coloca o foco onde deve estar: nos trabalhadores. Quem realmente sofre com estes problemas são os trabalhadores. Sendo que hoje os trabalhadores já não são os tradicionais colarinhos azuis, mas também os colarinhos brancos.
Vale sinceramente uma visita periódica e atenta.
Afinal, estarei presente...
segunda-feira, junho 13, 2005
Semana ausente
Boa semana para todos. Em segurança.
quarta-feira, junho 08, 2005
Fim de semana prolongado...
Provavelmente, não conseguirei realizar nenhum post durante esse tempo. Por esse facto, desculpem-me. Releiam os posts mais antigos ou os arquivos que ainda não leram. E digam-me o que acham. Basta clicar aqui.
sábado, junho 04, 2005
saudeambiental ou Jornal de Saúde Ambiental
Este é um dos blogs que passo assiduamente. E que gosto de ler. Os posts são bem escritos e interessantes. Apesar de algumas das suas posições me parecerem um pouco corporativistas, são posições necessárias numa profissão que, como a Saúde Ambiental, se encontra em fase de afirmação.
E é um dos dois blogs (o outro é o HSTAPT) que nos tem na sua barra de links. Por falar nisso, apenas nós chamamo-nos Morrer a Trabalhar e não morreratrabalhar.
Aperfeiçoamento X
Alterou-se o nome do blog para Morrer a Trabalhar - O Blog de Segurança e Saúde no Trabalho. Esta alteração tem dois objectivos.
O primeiro e mais importante, é tornar imediatamente perceptível aos seus visitantes a razão da existência do blog.
O segundo, é tornar o blog mais amigo dos motores de busca. Um dos factores que os motores de busca mais valorizam para a hierarquização das páginas nas buscas, é precisamente o seu título e a relação do título com o assunto a que se refere. Com esta alteração do nome, pretendo fazer com que o Morrer a Trabalhar fique melhor posicionado nos vários motores de busca. Porquê? Porque quero chegar cada vez melhor aos vários públicos alvo que tenho. E que melhor maneira que tornar o Morrer a Trabalhar o mais visível possível nos motores de busca?
1000 visitantes!!!
Mais uma vez, obrigado a todos os que por cá têm passado. Apesar do feedback não ser grande (ainda não recebo as mensagens que gostaria de receber), o número de visitas mostra que estamos no bom caminho.
quarta-feira, junho 01, 2005
119 posts!!!
Assim, foram realizados: 2 posts em Fevereiro; 34 em Março; 33 em Abril; 49(!!!) em Maio; e este em Junho. Dá um total de 119 posts!!!
Se considerarmos que o Morrer a Trabalhar tem aproximadamente 3.5 meses de vida, teremos uma média de 34 posts por mês, ou um pouco mais de 1 post por dia. Se descontarmos o facto que, no primeiro mês, esteve praticamente sem actividade, teremos uma média de 48 posts por mês, ou um pouco mais de 1.5 post por dia.
Apesar de, nas últimas semanas, não ter conseguido actualizar o blog com a frequência que queria, não posso dizer que , em termos médios, a performance é má. Atrevo-me mesmo a dizer que estou muito satisfeito, em termos de frequência de actualização.
terça-feira, maio 31, 2005
Incêndio em Autocarro - Comentários finais
Não sei nada mais do incêndio. Apenas vi, como vós, as suas imagens. Não sei que autoestrada era, em que país, de onde vinham e para onde iam. Nada mais do que as próprias imagens. Os comentários que fui acrescentando são da minha autoria, sem qualquer outro input do que as próprias imagens. Se elas vos sugerem mais alguma coisa, digam.
Em qualquer acidente, é importante investigar as suas causa, o que correu mal, como poderemos evitar que se repita. Irei tentar fazer isto neste incêndio, guiado pelas imagens que viram.
Primeiro, qual a causa ou causas do acidente? Aparentemente, o incêndio inicia-se num compartimento da retaguarda do autocarro. Não tenho a certeza, mas parece-me que o motor ficará naquela zona. O mais provável é que se tenha iniciado no motor do veículo.
Qual a razão para esse início? A primeira hipótese, e aquela que me permitem os meus parcos conhecimentos de mecânica, é estar relacionado com falta de manutenção preventiva (falta de óleo ou água). No entanto, poderá ser qualquer outro problema mecânico.
Como correu a primeira intervenção? Existiam, pelo menos, 3 extintores que me pareciam de pó químico de 6 kg. Não sei exactamente a que quantidade obriga a lei, mas parece-me que seriam suficientes, apesar de neste caso, como se verificou, não extinguiram o incêndio.
E a formação dos seus utilizadores? As fotos não mostram bem, mas, aparentemente, estavam a ser bem utilizados.
Reafirma-se a importância da existência de extintores, verificados anualmente e em bom estado de conservação, bem como a necessidade do condutor e os seus acompanhantes terem formação na sua utilização.
A questão que se coloca a seguir é a evacuação e o controlo dos passageiros. Como se processou? Existiria alguém para efectuar esse acompanhamento? É importante realçar que este incêndio se passou na berma de uma autoestrada. Teria sido muito importante alguém a acalmar as pessoas e a conduzi-las para longe da autoestrada.
Neste ponto, coloca-se um problema. Num autocarro, normalmente, apenas circula um trabalhador da empresa proprietária, o próprio condutor. Neste caso, como pode, apenas uma pessoa, encarregar-se do combate ao incêndio e da evacuação segura das pessoas?
Não foi possível extinguir o incêndio com os extintores existentes. O que fazer? Não se poderia ter feito nada. Apenas aguardar pelos socorros externos e, a partir deste momento, o condutor poderia ocupar-se de garantir que os ocupantes não se aproximassem da autoestrada.
Os bombeiros chegaram já o incêndio estava completamente descontrolado, tendo consumido quase todo o autocarro. Agiram mal? Não poderemos afirmar. Provavelmente não. Os socorros externos demorarão sempre algum tempo a chegar. A 1ª intervenção terá sempre que ser feita com meios internos.
A polícia agiu mal, essa sim. Como se compreende que tenha chegado após os bombeiros?
O último ponto que não correu bem foi o facto do veículo ter ficado a obstruir uma faixa de rodagem, da autoestrada. Provavelmente com o pânico, o condutor não encostou o carro totalmente à berma. Poderia ter sido bastante grave, podendo ter conduzido a mortes por atropelamento.
Que medidas propor, então, para evitar novo incêndio?
- Apurar exactamente as causas do início do incêndio
- Planear acções para as resolver ou minimizar
- Definir, claramente, procedimentos de emergência, ou rever os existentes, caso estes existam, usando as lições aprendidas com este incêndio
- Formar todos os condutores na resposta à emergência: como agir em caso de uma emergência (onde estacionar, o que fazer), actuação com extintores e, por fim, como conduzir pessoas, evitando o pânico e que estas tenham acidentes rodoviários.
Mais uma vez, repito que publiquei estas imagens, que recebi por mail, porque as achei muito interessantes e eloquentes. Todos os restantes comentários escritos foram da minha autoria e baseados apenas nessas imagens.
Um incêndio pode ser um evento bem destruidor!!!!