Não sei nada mais do incêndio. Apenas vi, como vós, as suas imagens. Não sei que autoestrada era, em que país, de onde vinham e para onde iam. Nada mais do que as próprias imagens. Os comentários que fui acrescentando são da minha autoria, sem qualquer outro input do que as próprias imagens. Se elas vos sugerem mais alguma coisa, digam.
Em qualquer acidente, é importante investigar as suas causa, o que correu mal, como poderemos evitar que se repita. Irei tentar fazer isto neste incêndio, guiado pelas imagens que viram.
Primeiro, qual a causa ou causas do acidente? Aparentemente, o incêndio inicia-se num compartimento da retaguarda do autocarro. Não tenho a certeza, mas parece-me que o motor ficará naquela zona. O mais provável é que se tenha iniciado no motor do veículo.
Qual a razão para esse início? A primeira hipótese, e aquela que me permitem os meus parcos conhecimentos de mecânica, é estar relacionado com falta de manutenção preventiva (falta de óleo ou água). No entanto, poderá ser qualquer outro problema mecânico.
Como correu a primeira intervenção? Existiam, pelo menos, 3 extintores que me pareciam de pó químico de 6 kg. Não sei exactamente a que quantidade obriga a lei, mas parece-me que seriam suficientes, apesar de neste caso, como se verificou, não extinguiram o incêndio.
E a formação dos seus utilizadores? As fotos não mostram bem, mas, aparentemente, estavam a ser bem utilizados.
Reafirma-se a importância da existência de extintores, verificados anualmente e em bom estado de conservação, bem como a necessidade do condutor e os seus acompanhantes terem formação na sua utilização.
A questão que se coloca a seguir é a evacuação e o controlo dos passageiros. Como se processou? Existiria alguém para efectuar esse acompanhamento? É importante realçar que este incêndio se passou na berma de uma autoestrada. Teria sido muito importante alguém a acalmar as pessoas e a conduzi-las para longe da autoestrada.
Neste ponto, coloca-se um problema. Num autocarro, normalmente, apenas circula um trabalhador da empresa proprietária, o próprio condutor. Neste caso, como pode, apenas uma pessoa, encarregar-se do combate ao incêndio e da evacuação segura das pessoas?
Não foi possível extinguir o incêndio com os extintores existentes. O que fazer? Não se poderia ter feito nada. Apenas aguardar pelos socorros externos e, a partir deste momento, o condutor poderia ocupar-se de garantir que os ocupantes não se aproximassem da autoestrada.
Os bombeiros chegaram já o incêndio estava completamente descontrolado, tendo consumido quase todo o autocarro. Agiram mal? Não poderemos afirmar. Provavelmente não. Os socorros externos demorarão sempre algum tempo a chegar. A 1ª intervenção terá sempre que ser feita com meios internos.
A polícia agiu mal, essa sim. Como se compreende que tenha chegado após os bombeiros?
O último ponto que não correu bem foi o facto do veículo ter ficado a obstruir uma faixa de rodagem, da autoestrada. Provavelmente com o pânico, o condutor não encostou o carro totalmente à berma. Poderia ter sido bastante grave, podendo ter conduzido a mortes por atropelamento.
Que medidas propor, então, para evitar novo incêndio?
- Apurar exactamente as causas do início do incêndio
- Planear acções para as resolver ou minimizar
- Definir, claramente, procedimentos de emergência, ou rever os existentes, caso estes existam, usando as lições aprendidas com este incêndio
- Formar todos os condutores na resposta à emergência: como agir em caso de uma emergência (onde estacionar, o que fazer), actuação com extintores e, por fim, como conduzir pessoas, evitando o pânico e que estas tenham acidentes rodoviários.
Mais uma vez, repito que publiquei estas imagens, que recebi por mail, porque as achei muito interessantes e eloquentes. Todos os restantes comentários escritos foram da minha autoria e baseados apenas nessas imagens.
Um incêndio pode ser um evento bem destruidor!!!!
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