domingo, janeiro 06, 2008

Mais um pouco de História: Safety Movement

O chamado Safety Movement surge a seguir à revolução industrial e com o crescimento das grandes cidades, quando aumenta o número de mortes resultantes de acidentes laborais, de trânsito, em casa, e com o esforço necessário para serem prevenidos.

Dois factores essenciais contribuiram para a eclosão desse movimento:
  • A necessidade de reduzir o número de mortos e feridos resultado desses acidentes, bem como os seus custos
  • O humanitarismo e a evolução do reconhecimento da responsabilidade pública por parte das próprias empresas.
Este movimento revestiu-se de várias formas: criação de nova legislação, sensibilização do público para a prevenção de acidentes, com a criação de clubes de Segurança, posters, revistas,...

Um conjunto de instituições nos Estados Unidos foram também sendo criadas:
Todas estas instituições têm, nos Estados Unidos da América, a responsabilidade de assegurar a Segurança em áreas específicas da Sociedade americana.

É impressionante a estabilidade que as instituições têm nos EUA (pelo menos estas): todas as que referi, a primeira criada em 1913 e a última em 1981, existem, têm o mesmo nome, têm página na internet!!!! Se compararmos com a situação portuguesa, a diferença é gritante. Apenas um exemplo: desde que trabalho em SST, esta área já mudou 4 (!!!!) vezes de organizações de tutela: IDICT, ISHST, ACT,... E isto em menos de 10 anos! Se calhar, é também esta uma das razões do nosso atraso.

Sem comentários: