domingo, setembro 24, 2006

Cultura de Segurança

Para quem estiver interessado em aprofundar um dos temas que mais me apaixona hoje em dia, poderá ler este excelente Improving Safety Culture - A practical guide. A Cultura de Segurança é um dos temas mais recentes e actuais na área da Segurança. Muita investigação é ainda necessária para consolidar este tema e, também por isso, é um dos temas que mais tem centrado a atenção dos investigadores desta área.

Uma das muitas definições de Cultura de Segurança, e também uma das mais simples, é o modo como se fazem as coisas aqui. Mais à frente, desenvolverei este tópico, até porque temos, em Portugal, vários investigadores a tratar deste tema.

Voltando ao livro, ele é escrito pelo Dr. Dominic Cooper, um dos maiores especialistas mundiais nesta área. Apresenta uma teoria muito bem articulada sobre a Cultura de Segurança e de como a podemos alterar. De todas as teorias que conheço, é aquela que me parece mais útil e prática, porque permite avaliar a cultura, mas não se limita a isto. Mostra também como a poderemos melhorar.

É um livro muito útil para quem se sinta um pouco perdido, sem perceber porque é que os procedimentos que desenvolveu, que estão perfeitos do ponto de vista técnico, não são efectivamente implementados.

Sem comentários: