sábado, setembro 30, 2006

Nova aventura do Morrer a Trabalhar

Hoje criei um novo blog. Não é um blog autónomo. Será antes o alter ego deste blog. Chama-se Morrer a Trabalhar - Uma selecção de posts.

Por baixo do título, explico um pouco o que será este novo blog:
Esta é uma versão condensada do blog Morrer a Trabalhar(...). Aqui, apenas estarão os textos de maior alcance, polémica e mais interessantes. Não serão colocados posts novos, mas sim cópias dos que vão sendo publicados no original.

Também no primeiro post, explico melhor aquilo que pretendo:

Este será talvez o único post escrito especificamente para este blog. Como explico no texto por baixo do nome, este blog será um espelho depurado do verdadeiro Morrer a Trabalhar. Aqui serão publicados aqueles posts que eu considero melhores,
mais polémicos, mais conseguidos. Será uma espécie de Best of.
Vamos a ver como resulta.

Vamos a ver no que dá...

domingo, setembro 24, 2006

Cultura de Segurança

Para quem estiver interessado em aprofundar um dos temas que mais me apaixona hoje em dia, poderá ler este excelente Improving Safety Culture - A practical guide. A Cultura de Segurança é um dos temas mais recentes e actuais na área da Segurança. Muita investigação é ainda necessária para consolidar este tema e, também por isso, é um dos temas que mais tem centrado a atenção dos investigadores desta área.

Uma das muitas definições de Cultura de Segurança, e também uma das mais simples, é o modo como se fazem as coisas aqui. Mais à frente, desenvolverei este tópico, até porque temos, em Portugal, vários investigadores a tratar deste tema.

Voltando ao livro, ele é escrito pelo Dr. Dominic Cooper, um dos maiores especialistas mundiais nesta área. Apresenta uma teoria muito bem articulada sobre a Cultura de Segurança e de como a podemos alterar. De todas as teorias que conheço, é aquela que me parece mais útil e prática, porque permite avaliar a cultura, mas não se limita a isto. Mostra também como a poderemos melhorar.

É um livro muito útil para quem se sinta um pouco perdido, sem perceber porque é que os procedimentos que desenvolveu, que estão perfeitos do ponto de vista técnico, não são efectivamente implementados.

Bombeiros do Distrito de Viseu

Também os bombeiros, neste caso os do distrito de Viseu. têm o seu blog. Podemos encontrar lá um pouco dos problemas que sofrem os bombeiros, especialmente os voluntários, em Portugal. Apesar de ter alguns assuntos que roçam a má lingua, vale a pena ver. Até porque os bombeiros são uma das mais nobres profissões e com relações estreitas com a Segurança e Saúde no Trabalho.

APSET - Associação Portuguesa de Segurança e Higiene do Trabalho

Publicamos aqui mais uma associação relacionada com a Segurança e Saúde no Trabalho. Agora, cabe a vez à APSET - Associção Portuguesa de Segurança e Higiene do Trabalho. Segundo as suas próprias palavras:
A APSET emerge, da necessidade de dar corpo à existência de um parceiro institucional com respiração própria, de um espaço de dinamização e debate das principais questões que se colocam a todos aqueles que exercem funções no âmbito
das Condições de Trabalho em Portugal, impulsionado pela vontade de reforçar a eficácia da política nacional e do sistema de prevenção de riscos profissionais.
A página já não é actualizada há muito, desde Fevereiro de 2005. E, para além do lá referido, não tenho muito mais informações sobre o seu trabalho. Terei todo o gosto em publicar aqui quais têm sido as suas actividades. Basta enviarem um mail, que serão publicadas.

Quais os desafios para a Segurança e Saúde no Trabalho (ou SHST) , hoje, no século XXI?

A Segurança e Saúde no Trabalho, ou, se preferirem, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, ou, ainda, SHST tem hoje, em Portugal, um conjunto de desafios pela frente:

  1. A preparação para um conjunto de novos riscos emergentes: as nanotecnologias, a engenharia genética, os novos químicos todos os dias introduzidos no mercado,...
  2. A preparação para uma nova realidade económica, marcada pela globalização, pela flexibilização do trabalho e pelas cadeias cada vez mais longas de subcontratação
  3. A descolagem do modelo actual de exames e auditorias a metro, praticado por muitas empresas de SHST
  4. A consolidação de um mercado regulado das empresas prestadoras de serviços de SHST
  5. A consolidação das profissões que intervém nela, pricipalmente, dos Técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho, sejam eles de nível III ou V
  6. A consolidação da formação existentes nesta área, quer para os profissionais, quer para outros intervenientes, desde os representantes dos trabalhadores até às entidades patronais
  7. Na área da Saúde, a passagem de um modelo antigo de medicina de trabalho para uma lógica mais virada para os temas da promoção da Saúde

Provavelmente, existirão outros desafios, talvez até mais importantes.
A questão que deixo é precisamente esta: quais os desafios e como os ultrapassar?

Publicado no Forum Estado Crítico do Sol, em 24/09/06

Segurança e Saúde no Trabalho e Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável

Como referi no último post, tentarei conciliar estes dois meios: o Morrer a Trabalhar e o forum do Sol. Até agora, a maneira que encontrei, foi copiar as mensagens. Assim, transcrevo a mensagem que coloquei recentemente no forum Estado Crítico:

A Segurança e Saúde no Trabalho é um tema muitas vezes esquecido. No entanto, a sua importância é evidente, mais que não seja porque passamos mais de 8 h diárias a trabalhar. Isto é mais de um terço da vida de cada um!!! Por isso, um local de trabalho seguro e saudável é essencial para a qualidade de vida de cada um.

Até aqui, parece que concordamos todos. Ou será que não? O governo, aparentemente não concorda. E por isso, apenas dedica a esta área uma linha na sua Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, que podem consultar aqui:
Implementação do Plano Nacional de Acção para a Prevenção nos Locais de Trabalho.
Parece-me manifestamente pouco dedicar apenas uma linha a uma área que é essencial para termos um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.


No blog
Morrer a Trabalhar, blog dinamizado por mim que aborda a problemática da Segurança e Saúde no Trabalho nas mais diversas vertentes, podem encontrar uma análise mais detalhada da relação entre a Segurança e Saúde no Trabalho e a nova Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, que, por sinal, está em período de consulta pública até 15 de Outubro.

Como refiro na transcrição, estou a preparar um post em que falo um pouco mais desta nova Estratégia.

Vamos a ver como resulta esta articulação entre o Morrer a Trabalhar e os fora do Sol...

Sol - Nova aventura do Morrer a Trabalhar

Acabei de me fazer membro da comunidade Sol, conjunto de fóruns e blogs criados pelo recem criado semanário Sol.

Tinha uma ideia diferente, quando me tornei membro: criar um fórum dedicado exclusivamente à Segurança e Saúde no Trabalho. Seria a extensão natural do Morrer a Trabalhar: um espaço de debate, aberto a um número muito maior de pessoas, a maioria delas não profissionais, que permitisse discutir todas as questões relacionadas com esta área. Até agora, do que vi, parece-me não ser possível. Por isso, utilizei o forum Estado Crítico, que se define como:

Fórum de actualidade política e social. Um exercício de cidadania activa.

Tentarei, ainda sem saber bem como, articular estes dois meios: o Morrer a Trabalhar e os foruns do Sol. Com um único fim em mente: discutir abertamente a Segurança e Saúde no Trabalho. Vamos ver no que dá...

sábado, setembro 23, 2006

Associação Portuguesa de Inspectores do Trabalho II

Recentemente, publiquei aqui um post sobre a Associação Portuguesa de Inspectores de Trabalho. Agora, encontrei o seu site. Não é muito rico, mas sempre é um princípio.

Quem paga os custos da SHST?

É interessante ver como são pagos os custos da SHST, nomeadamente, da medicina do trabalho e vigilância da saúde, por algumas empresas.

Encontrei, recentemente, um post no blog da ANJE Algarve, a Associação Nacional de Jovens Empresários, em que é referido que:
(...) esta Administração Regional de Saúde do Algarve vindo a constatar que, com frequência, os trabalhadores por conta de outrem são encaminhados pelas entidades empregadoras para os respectivos médicos de família a fim de lhes serem transcritos em impressos do SNS (...)

Estes custos são, claramente, responsabilidade dos empregadores, como também é referido:

(...) Com o procedimento acima descrito estão os empregadores a transferir para o Serviço Nacional de Saúde os encargos que lhe competem, em manifesta violação do que dispõe o artigo 261º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho: ”O Empregador suporta os encargos com a organização e funcionamento dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho, incluindo exames, avaliações de exposições, testes e demais acções realizadas para a prevenção dos riscos profissionais e a vigilância da saúde”. (...)


É salutar ver uma associação de empresários vir, claramente, repor as coisas nos seus devidos lugares: quem tem que pagar são, sem dúvida, os empresários.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Ruído e Napo II

Continuando o tema do ruído, aqui vai um novo vídeo do Napo, desta vez utilizado na Campanha da Semana Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho de 2005. Apesar de ser mais curto, também vale a pena. Podem fazer o download aqui.


Ruído e Napo

Mais um excelente vídeo da série Napo. Desta vez sobre o ruído. É excelente para ser utilizado numa formação sobre este tema. É bem verdade que um imagem vale mais que mil palavras. E este vídeo tem muitas...

Para que o quiser utilizar em formações, poderá fazer o seu download aqui. E, já agora, digam como correu a formação e qual foi a reacção ao vídeo.

A palavra aos leitores...

Tenho recebido um conjunto de emails que vale a pena publicar. Mostram que somos lidos. E isso é bom e incentiva-nos a continuar. O nosso muito obrigado pelo tempo que gastaram a enviar-nos as vossas mensagens e feedback.

Aqui vão...

:-:-:-:-:-:
Olá.
(...) Há uns dias atrás descobri o "morreratrabalhar", quando procurava imagens de acidentes com quedas em alturas no âmbito do modulo de const. civil.
Achei interessante a maneira como apresenta os vários temas, e como faz passar a sua "mensagem" de forma, simples,clara, sem deixar dúvidas, podendo assim abranger uma população alvo mt grande.
Estando eu a tentar elaborar um PEI, e lembrei-me de lhe enviar um e-mail a pedir ajuda sobre, planos de emergência internos, ou seja, se puder e se lhe for possível, queria que me indicasse sites, bibliografia (...)
Agradecida.
Ana Correia (recebido por email em 8/9/06)
:-:-:-:-:-:
Ana, tentarei, num dos próximos posts, abordar a elaboração de Planos de Emergência Internos. Não prometo é ser tão rápido como tu desejarias.

:-:-:-:-:-:
J Pinto,
Envio-lhe as normas regulamentadoras brasileiras,explicando cada norma do que se trata. Se você tiver interesse pode publicá-la no seu Blog. Se a pessoa quiser pesquisar com mais detalhe as normas, pode acessar o site do Ministério do Trabalho.
César (enviado por email a 14/09/06)
:-:-:-:-:-:

Vou publicar, com certeza, César. Será num dos próximos posts. É uma informação valiosíssima para quem quiser perceber o enquadramento legal brasileiro. Muito obrigado.

:-:-:-:-:-:
Olá,
Em 1º lugar queria-lhe dar os parabéns pelo seu blog está bastante interessante e muito didatico.
Segui o conselho de mostrar o video do Napo-construção durante uma acção de sensibilização para a SHST aos colaboradores de uma empresa de construção civil, foi um êxito. Esta é são dúvida a melhor forma de chegar a um grupo de colaboradores tipicamente difíceis e pouco sensibilizados para estas questões de formação e SHST.(...)
Agradeço desde já a tenção dispensada, desejando-lhe a continuação de um optimo trabalho
Cláudia Teixeira (enviado a 19/09/06)
:-:-:-:-:-:

Carla, muito obrigado pelo feedback. Ainda bem que a formação correu bem e conseguiste sensibilizar e formar melhor os teus colaboradores. Quanto aos vídeos do Napo, brevemente farei um post que puderá ajudar.


:-:-:-:-:-:
Boa tarde,
Agradeço desde já a permissão para descarregar o video, pois eu e a minha mulher somos ambos TSHST e ela assim que viu o video disse que iria logo exprimentar na próxima formação que fosse dar (prevista 5ª F.) mas não querendo abusar da bonadade, pretendia descarregar mais 1 ou 2 pois vi no "youtube" que são 4 os videos mas não consigo descarregar se há alguma maneira de descarregar os outros videos, desde já o obrigado pela atenção.
Nuno Alpalhão (enviado a 19/09/06)
:-:-:-:-:-:

Nuno, como disse acima, brevemente indicarei o modo de efectuarem o download de todos os vídeos do Napo.
E, quanto à formação que a sua mulher irá dar, não se esqueça de enviar feedback sobre como correu e como reagiram os formandos ao vídeo. Desde já, agradeço.

Segurançosfera II

Continuo em busca de blogs sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Já encontrei alguns que, na sua maioria, estão parados.

É pena! Se todos os blogs que encontrei até agora estivessem vivos, teríamos uma excelente possibilidade de criar uma Segurançosfera viva e com possibilidades infindas de crescimento...

Até agora, apenas encontrei vivos blogs brasileiros. Onde estão os portugueses? Vá lá, apareçam. Escrevam, troquem ideias...

Aqui vão mais alguns exemplos:

O primeiro, é o Ergonomia, um blog interessante, de 5 (futuras?)professoras que acham que a ergonomia é importante para o nosso quotidiano. Eu também acho. Mas parou em Junho.

O segundo, é o TSHST-Cinfu. Não descobri ainda a razão do nome. Foi criado no âmbito de um curso de SHST. Já antes tinha encontrado um blog deste tipo. Mencionei-o aqui. Também está parado desde Maio. Provavelmente, acabou o curso...

O último, é o Segurança e Higiene Ocupacionais. Teve uma vida efémera, só durou um dia.

Problemas informáticos

Parece que estou a conseguir evitar o problema do maldito modem... Não sei por quanto tempo. Por isso, tentarei postar o máximo possível.
É só até sábado!!! Espero conseguir resolver este problema daqui a 2 dias.

Blog Segurança, Saúde e Trabalho

Deambulando pela net, deparei-me com este blog brasileiro: Segurança, Saúde e Trabalho. Em termos de aspecto, é bastante parecido com o Morrer a Trabalhar. Como é anunciado no seu subtítulo, foi criado pelo Professor Gerson Rocha e tem o apoio de uma escola de Porto Alegre, a Factum.

É um blog muito interessante, que vale a pena visitar. Irei, com toda a certeza, referenciá-lo no futuro.

Um abraço amigo e votos de felicidades para o Professor Gerson Rocha e os seus alunos.

Associação Nacional de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho

Já que estamos em maré de associações, aqui vai mais uma: a Associação Nacional de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho. Também tem o seu blog que, infelizmente, já não é actualizado desde Fevereiro...
Então? Onde estão escondidos? Quais as vossas actividades? Tínhamos todo o interesse em saber.

E agora, uma questão: Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, ou do Trabalho? Eu tenho a minha resposta. Qual é a vossa?

Associação Portuguesa de Inspectores do Trabalho

Os nossos inspectores do trabalho estão, decididamente, a modernizar-se. A sua associação, a Associação Portuguesa de Inspectores do Trabalho, também tem o seu blog!!! Para já, não é muito actualizado. Esperemos que melhore.

Tínhamos todo o interesse em conhecer melhor a actividade dos Inspectores do Trabalho. Se funcionasse bem, a IGT, seria, com certeza, um grande aliado no nosso trabalho.

terça-feira, setembro 19, 2006

Ausência

Já há algum tempo sem escrever aqui. Por duas razões: a primeira, foi por ter estado ausente toda a semana passada. A outra, é o maldito modem que não quer replicar. Tenho, provavelmente, que comprar outro.

Mas não desitam de passar cá, que eu não desistirei de actualizar o Morrer a Trabalhar.

domingo, setembro 10, 2006

Legislação de SHST

Continuamos a ter falta de uma página na Web que nos permita aceder a toda a legislação de SHST publicada, efectuar pesquisas, em suma, que nos permita ter acessível à distância de um click de rato uma das nossas mais importantes ferramentas de trabalho: a legislação.

Enquanto essa página não chega, aqui vai a página da Direccção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, seja isso o que for, onde podem encontrar uma listagem da legislação e alguns links para alguns diplomas.

Essa listagem está já muito desactualizada, mas sempre é alguma coisa. Até que a página que precisamos chegue. Talvez algum colega, hábil nestas coisas da Web, queira iniciar esse esforço...

Segurançosfera

Mais dois novos blogs brasileiros, que descobri há pouco. O primeiro chama-se apenas Segurança e Saúde (ter-se-ão esquecido do Trabalho?). O segundo, Segurança do Trabalho e apenas este se encontra vivo. Apesar de não os ter lido com muito detalhe, nenhum deles me parece ser especialmente interessante. No entanto, alguns dos posts têm informação que vale a pena ler.

Continuo a busca duma Segurançosfera viva e interessante...

terça-feira, setembro 05, 2006

Reverso da medalha

Pois é, tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo. Parece que o nosso trabalho, como técnicos de segurança, está a ter os seus frutos, como refere esta notícia, retirada da Fábrica de Conteúdos:
Para a redução de órgãos para transplante contribuiu ainda a «redução do número de acidentes de trabalho fatais»,(...)

Os acidentes de trabalho mortais diminuiram. Ainda bem. Mas para a recolha de orgãos para transplante isso não é bom. A provar que a vida não é a preto e branco. Tem muitos (demasiados?) matizes...

Responsabilidade Social

Recentemente descobri o interessante blog Responsabilidade Social das Empresas, que poderia ter um nome mais apelativo, sendo a autora alguém que vem das relações públicas. Nevertheless, é um blog interessante, que lerei com mais atenção quando conseguir.

Saúde Ambiental na blogosfera

Começa a surgir um movimento interessante na blogosfera em torno da Saúde Ambiental. Já anteriormente, aqui, estabeleci o paralelismo entre a Segurança e Saúde no Trabalho e a Saúde Ambiental. Daí o meu interesse.

Este movimento iniciou-se com o Jornal da Saúde Ambiental, blog com a mesma idade que o Morrer a Trabalhar, mas, para ser honesto, bastante mais vivo que este. Depois, surgiu o "coisas de saúde ambiental" que, para além de um blog, é um projecto mais ambicioso. E, por fim, surgiu recentemente o Pasquim de Saúde Ambiental que, pela introdução, se assume como a antítese dos outros dois. Para além destes blogs, existe um forum de discussão, o Forum dos Profissionais de Saúde Ambiental, que completa este quadro.

É pena que não se passe o mesmo com a Segurança e Saúde no Trabalho. Mas estamos aqui para trilhar esse caminho...

sábado, setembro 02, 2006

Vista da blogosfera...

Também alguns blogs já se referiram ao Morrer a Trabalhar. Para além do Abrupto, aqui, que já referi, o último foi o Pantalassa, aqui. Também, até agora, as críticas são positivas. Mas lá chegarão as negativas.

A palavra aos leitores...

Vou recebendo algumas mensagens de leitores do Morrer a Trabalhar. Não são muitas, é certo, mas vale a pena publicá-las. Até agora, só elogios. Mas as críticas chegarão a seu tempo. Tenha eu coragem de as publicar também...

Aqui vão...
:-:-:-:-:-:
Tudo bem?
Estou fazendo um trabalho sobre Saúde do Trabalho e visitei seu blog. Achei o interessantíssimo e gostei da maneira como você passa as infomações, com vídeos, citações, acontecimentos reais, músicas, mas o sites está mais voltado para a Segurança do trabalho. Gostaria de saber se você tem material como vídeos, músicas, charges (...) sobre Saúde do Trabalho ou até links onde posso encontrá-los.
Desde já, grata
Aline (recebido por mail em 02/09/06, há poucos minutos)
:-:-:-:-:-:
Tens razão, Aline, este blog é mais sobre Segurança. Porque é o que faço e a área que domino. Mas tentarei ajudar-te, publicando alguns posts sobre Saúde no Trabalho.
E, já agora, peço a ajuda de todos para, enviando artigos, tornar este blog mais multidisciplinar.
:-:-:-:-:-:
Bom dia,
Antes de mais felicito-o pelo muito bom trabalho no blog. Faz mesmo falta mais pessoas a fornecer informação sobre a SHT já que o ISHST, apesar das promessas, tarda em cumprir ao fornecer essa mesma informação.
A propósito da lista de empresas envio mais duas: Medam - Medicina no Ambulatório, Unipessoal, Lda de Guimarães em
www.medam.pt e Securilabor de Lisboa e Porto em www.securilabor.com. Ambas em processo de autorização. (...)
Aproveito para juntar um link que considero muito útil:
http://www.inrs.fr/. Provavelmente já falou nele, mas ainda não tive oportunidade de ler todos os
arquivos.
Cumps,
Luís Sousa (recebido por mail em 29/08/06)
:-:-:-:-:-:
Colocarei estas duas empresas em post que farei brevemente (quando tiver mais algumas). E, em relação ao INRS, o equivalente francês ao nosso ISHST, ainda não falei. Mas, decididamente, concordo contigo: merecerá um post no futuro.

:-:-:-:-:-:

Parabéns pelo Blog. Nome muito sugestivo, que explica muito bem a relação acidente x trabalho. Leio sempre o seu blog. Sou brasileiro, tenho tambémum blog, que analisa acidentes publicados emjornais, revistas, etc. Faço de vez quando alguns comentários sobre alguns temas. Quando tiver oportunidade visite o meu blog (...)
Augusto Alvim (recebido por mail em 27/08/06)

:-:-:-:-:-:
Caríssimo amigo,
excelente iniciativa a sua do blog. Peço-lhe que não me leve a mal se o incitar a corrigir o "há vários meses", porque se trata do verbo haver.
Um forte abraço,
Ângelo Ferreira, do (...) (recebido por mail em 14/08/06)
:-:-:-:-:-:

Já está corrigido, Ângelo. Obrigado pelo aviso. Tento escrever sem erros, mas, às vezes, alguns passam. E com este , nestas circunstâncias, faço sempre confusão.

:-:-:-:-:-:

Acho muito meritória a sua inciativa assim como também aprecio a séria dos "Retratos" no Abrupto. Os temas da segurança, saúde e ambiente no trabalho interessam-me bastante. O número de vítimas de acidentes de trabalho por todo o mundo é enorme e é necessário fazer algo. Serei visitante assíduo.
AJC (recebido por mail em 12/08/06)

:-:-:-:-:-:

sexta-feira, setembro 01, 2006

A trabalhar...

... nos Estados Unidos, na década de 30.

(retirado do Zona de Risco)
O risco é evidente. Mas, neste caso, seria possível que os trabalhadores fizessem diferente? Sem muitos mais comentários...