domingo, maio 01, 2005

Blog saudeambiental

Na busca de blogs interessantes que tenho feito, encontrei o saudeambiental. Como o nome indica, é um blog sobre Saúde Ambiental. Apesar de não ser sobre Segurança e Saúde no Trabalho, menciono-o porque a Saúde Ambiental e a Segurança e Saúde no Trabalho têm vários pontos em comum. Quais são eles?

Tentarei explicar o que é a saúde ambiental. Agradeço desde já todas as correcções que queiram fazer, pois não sou especialista.
A Saúde Ambiental surge quando se chega à conclusão que o Ambiente em que está inserido o Homem tem efeitos, tanto positivos como negativos, sobre a sua saúde. E que, intervindo no meio, poderíamos elevar o potencial de saúde da comunidade inserida nesse meio.
Em Portugal, a saúde ambiental é feita essencialmente nos centros de saúde, pela Saúde Pública. As profissões que intervêm são os técnicos de saúde ambiental, os médicos de saúde pública e os engenheiros sanitaristas. As actividades que realizam habitualmente são, por exemplo: o controlo da qualidade da água, quer para consumo humano, quer para recreio; a apreciação de projectos de restauração e indústria, bem como as vistorias a esses estabelecimentos; as actividades de educação para a saúde. Farão, com certeza, muito mais coisas, mas pretendia apenas aclarar um conceito pouco familiar para alguns. Os especialistas que me perdoem e prometo desde já publicar no blog qualquer rectificação pertinente que queiram fazer.

Quais são, então, os pontos em comum com a Segurança e Saúde no Trabalho?

Primeiro, eu diria, duma forma talvez um pouco redutora, que a Saúde Ambiental aplicada ao mundo do trabalho traduz-se na Higiene Industrial ou Higiene do Trabalho. Explico: da mesma forma que a saúde ambiental tenta identificar e controlar os factores de risco ambientais (isto é, do ambiente que envolve o homem) numa comunidade, a higiene do trabalho faz exactamente o mesmo, se reduzirmos essa comunidade à empresa ou organização laboral.

O segundo ponto em comum, são os próprios técnicos de saúde ambiental. A sua formação académica é das poucas que, ao nível do bacharelato, dá acesso imediato ao CAP (certificado de aptidão profissional) de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho.

Por fim, o terceiro ponto em comum prende-se com a afirmação profissional das duas profissões.

(Se é que já podemos chamar profissões. Em relação aos Técnicos de Higiene e Segurança do Trabalho, tenho dúvidas que possamos falar em profissão. Mas ficará esta discussão para mais tarde)

Ambas as profissões desenvolveram-se, inicialmente, com uma grande preponderância e um pouco à sombra da profissão médica. No caso da saúde ambiental, dos médicos de saúde pública e, na Segurança e Saúde no Trabalho, dos médicos do trabalho. Por isso, estão, hoje em dia, em processo de afirmação própria.

Resumindo, após este longo post, vale a pena acompanhar com atenção o desenvolvimento do saudeambiental. Desejo sinceramente aos seus promotores a maior sorte. Parece-me um projecto bem pensado e que será interessante ver onde irá chegar.



Sem comentários: