domingo, agosto 06, 2006

Comunidade virtual

Encontrei ontem, deambulando pela net, uma comunidade virtual muito interessante. Não sei se posso chamar exactamente uma comunidade virtual, mas é o melhor nome que encontro. O mais interessante de tudo é que é uma comunidade que surgiu em torno da SHST. E eu que julgava que estava só...

Explicando um pouco melhor, e pelo que percebi, surgiu num curso de técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho, que, numa das cadeiras, resolveram fazer, cada um, um blog. O curso foi na IEBA, em Mortágua. São esses blogs que irei apresentar em seguida.

Começo pelo blog do professor Semedo, da cadeira de TIC (será Tecnologias de Informação e Comunicação?), que me parece ter sido o inspirador desta comunidade virtual. O blog é interessante e dá bastante informação sobre como fazer um blog. Apesar de ainda não o ter analisado com suficiente atenção, irei fazê-lo, até para melhorar o Morrer a Trabalhar.

Desta constalação de blogs, um dos mais interessantes é o 100riscos. Parece-me ser um blog colectivo, pois são vários os que escrevem. Alterna assuntos sérios, relacionados com Segurança e Saúde, e outros mais engraçados e descontraídos. Terá lugar na pasta de links ao lado. Só espero que, tendo acabado o curso, não acabe por desaparecer. Mais tarde, voltarei a falar dele.

O entaladelas, de je.aguiar, é um blog que alia o humor à segurança e saúde. Tem alguns posts muito engraçados. Com certeza, irei lá buscar algumas coisas para o Morrer a Trabalhar. Espero também que não desapareça.

No Anfíbios, da Leopoldina, vê-se que ela gosta de anfíbios. É interessante, para quem se interessa por esta área.

No Espelho da Perfeição, da Paula Matos, vê-se que a autora está mais interessada na área da Qualidade que em SHST.

Os restantes são mais fracos e, praticamente todos, estão já desactualizados. Provavelmente, serviram apenas para fazer a cadeira.
No smariamartins, a Sandra Martins também utilizou o blog para falar sobre segurança. E, mais importante que isso, foi mãe. Parabéns! Espero que tudo corra bem.
O Vitor Almeida, no blog homónimo, tem alguns posts interessantes sobre classes de incêndios e extintores.
A Filipa, com o blog homónimo, que, apesar de muito curto, ainda fala sobre segurança.
O Atento, do Augusto Neto, tem umas fotos interessantes relacionadas com segurança.
A Isabel Couto, também com um blog com o seu nome, e também fala sobre segurança, mas sobretudo do seu casamento. O que não me parece mal, pois é uma ocasião muito importante na vida. Desejo-te, Isabel, as maiores felicidades.
O blog homónimo da Sandra Veiga é muito curto.
O syliviasoares, da Silvia Soares, também é curtíssimo e com um humor interessante.
A Cristina Antunes, aproveitou o blog homónimo para o humor.
O palavras soltas, da Cristina Pinto, é tão pequeno que praticamente não existe, apesar de ela ser bonita (e termos o mesmo apelido!).
O coimbra, da Cláudia Paiva, não é muito interessante.
O bigmartins, do António Martins, também é pequeno e nele ficamos a saber que o António é de Santa Comba Dão.
A Cláudia Magueta, no Magueta, informa-nos que também é de Santa Comba.
O ricardão, do Ricardo, também praticamente não existe, de tão pequeno, e é de algum mau gosto.

O mais interessante desta experiência é a criação de uma comunidade virtual em torno da Segurança e Saúde no Trabalho. Mais até do que a maior ou menor qualidade dos blogs. Espero que alguns destes blogs sobrevivam e continuem a dedicar-se à SHST.

E desejo a todos que embarcaram nesta aventura de serem técnicos de segurança que sejam felizes e tenham sucesso. Esta área é, vão com certeza descobrir, ao mesmo tempo aliciante e motivadora, mas também difícil e, às vezes, desesperante...

Sem comentários: