domingo, outubro 15, 2006

SHST nos países lusófonos

Anteriormente, referi neste post que o Morrer a Trabalhar tinha como objectivo chegar a todos os países lusófonos:
(...) O próximo passo será ampliar o campo de intervenção geográfico do Morrer a Trabalhar. O português é falado no mundo por muitos milhões de pessoas. Seria um desperdício restringirmo-nos apenas aos 10 milhões de portugueses. Iremos, por isso, abrir o Morrer a Trabalhar a toda a lusofonia. Começaremos pelo Brasil, país irmão, por duas razões: primeiro, sei como divulgar o blog lá; segundo, poderemos nós, cá em Portugal, aprender muito com eles. (...)

Até agora, apenas chegou ao Brasil: já coloquei alguns posts sobre o Brasil e sei que tenho leitores brasileiros.

Hoje, chegará a outras paragens da lusofonia: Angola e Cabo Verde.

A Angola, através de uma notícia do Jornal de Angola, que refere a realização de um seminário sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, na província do Cunene, promovido pela direcção provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

A Cabo Verde, através de uma notícia da Semana Online, onde é anunciada uma acção de formação na área de Prevenção, Segurança, Higiene e Saúde do Trabalhador, que resulta de uma parceria entre os governos brasileiro e cabo-verdiano.

Onde está Portugal? Porque apoia o Brasil estas iniciativas e Portugal não? Há que deixar esta atitude passiva e passar para uma cooperação activa e operante, também na área da Segurança e Saúde no Trabalho.

Sem comentários: