domingo, maio 08, 2005

Passos seguintes II

Os balanços são sempre importantes. No entanto, só tiramos deles tudo, se nos servirem para preparar o futuro. É isso que faremos agora. Abordaremos os 4 novos objectivos do Morrer a Trabalhar:

- Chegar aos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho
Um dos objectivos do Morrer a Trabalhar é chegar a todas as profissões que trabalham na Segurança e Saúde no Trabalho, para além dos Técnicos e Técnicos Superiores de Higiene e Segurança. A estes já consegui chegar.

Para isso, tentaremos encontrar os meios disponíveis na net para a divulgação do blog a esses profissionais. Ainda não os encontrei, mas existirão com certeza. Este será, neste momento, o principal objectivo.

- Construir uma Segurançosfera
Continuaremos a tentar descobrir blogs sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Faremos a sua divulgação no Morrer a Trabalhar, tentando que nos incluam também nos seus blogs. Esperamos conseguir formar uma verdadeira Segurançosfera até ao final deste ano. Neste momento, apenas dois blogs nos conhecem. No futuro, serão muitos mais.

- Chegar a todos os interessados nestes temas
O Morrer a Trabalhar não é ainda suficientemente visível na net. Quem procura estes temas, nem sempre encontra o blog. Para resolver isso, iremos colocar o blog no Dmoz e, principalmente, no Google. Já o tentamos, mas ainda não conseguimos. E fazer com que fique melhor classificado nos restantes motores de busca. Ainda não sei exactamente como irei fazer isto, mas é uma área que terei que explorar.

- Ampliar a área de intervenção geográfica
O próximo passo será ampliar o campo de intervenção geográfico do Morrer a Trabalhar. O português é falado no mundo por muitos milhões de pessoas. Seria um desperdício restringirmo-nos apenas aos 10 milhões de portugueses.
Iremos, por isso, abrir o Morrer a Trabalhar a toda a lusofonia. Começaremos pelo Brasil, país irmão, por duas razões: primeiro, sei como divulgar o blog lá; segundo, poderemos nós, cá em Portugal, aprender muito com eles.
Para isso, faremos duas coisas:
- Iremos abrir o Morrer a Trabalhar a assuntos brasileiros, mas que possam também interessar deste lado do Atlântico;
- Divulgaremos o blog nas listas de discussão brasileiras a que tenha acesso.
Estas duas coisas serão feitas nas próximas duas semanas.

Estes 4 novos objectivos parecem-me ser suficientemente ambiciosos e também trabalhosos. Serão os vectores de desenvolvimento do Morrer a Trabalhar nos próximos meses.

Sem comentários: