domingo, novembro 12, 2006

As mudanças que se avizinham...

Neste post recente, referi a possibilidade do desaparecimento do ISHST e a sua substituição por uma Autoridade para as Condições de Trabalho. Ao contrário de mim, o presidente do ISHST tem uma opinião clara quanto à bondade, ou falta dela, desta medida. E não se coibe de a demonstrar, como fez num seminário em Bragança, como descrito nesta notícia, onde acusa o governo de estar a cometer um erro, ao voltar a provocar a fusão entre este organismo e a Inspecção de Trabalho.

É estranho que um alto funcionário de um organismo tutelado pelo Governo demonstre tão cruamente, descontados os possíveis excessos da comunicação social, a sua oposição a uma medida já aprovada, julgo. E que não explique a razão para tal oposição. Será por receio de perder o lugar? Com certeza que não.

O que é verdade é que não se notaram grandes diferenças com a separação da IGT: continuamos a não ter praticamente empresas certificadas, os cursos de técnico (e superior) de segurança e higiene do trabalho continuam em roda livre, não existe informação técnica disponibilizada pelo ISHST, que possa ser seguida como orientação,...

Por isso, não vejo nenhuma razão de fundo que obstaculize esta nova união. Nem que a favoreça.

Sem comentários: