sábado, abril 09, 2005

Colóquios a mais?!

Fará sentido, num país pequeno como Portugal, dois colóquios no mesmo mês, separados por apenas uma semana? Não, não me pareça que faça sentido. Ainda mais, sendo ambos dos colóquios de grande qualidade e realizados no mesmo local. O local foi o auditório da Faculdade de Engenharia do Porto.

O primeiro colóquio foi o Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais e foi organizado pela SPOSHO, nos dias 17 e 18 de Fevereiro. O segundo colóquio foi o 5º Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene do Trabalho e foi organizado pela Ordem dos Engenheiros, a Faculdade de Engenharia do Porto e a APSET (Associação Portuguesa de Segurança e Higiene do Trabalho), nos dias 24 e 25 de Fevereiro.

Não faria mais sentido estes dois colóquios serem marcados em cada um dos semestres, um em Lisboa e outro no Porto? Que colóquio periódico de reconhecida importância temos em Lisboa?

Este facto tem vários problemas: primeiro, é impossível para quem trabalhe em empresas tirar quatro dias em semanas seguidas (eu, por exemplo, não consegui ir a nenhum); segundo, economicamente torna-se bastante pesado (inscrição, viagens, alojamento,alimentação); por fim, nem um nem outro têm a assistência que provavelmente mereceriam.

Parece-me existir aqui alguma falta de coordenação. E parece-me também existir alguns laivos de luta pelo poder, neste caso, poder identificado como influência, entre as duas associações, a SPOSHO e a APSET.

Sem comentários: