domingo, abril 03, 2005

Medicina de trabalho - Surpresas!

Na passada 6ª feira tive que fazer o exame de admissão para o meu novo emprego. Primeira grande diferença: irei começar a trabalhar apenas em Maio e hoje, início de Abril, já fiz o exame. Aliás, a proposta de emprego que me fizeram estava condicionada ao exame de admissão.

Como a empresa para onde vou trabalhar não tem serviços médicos em Portugal, tive que ir a Badajoz. Dirigi-me à Fremap, Mútua de acidentes de trabalho e doenças profissionais espanhola. Fui, primeiro, recebido por uma enfermeira e, após os exames complementares de diagnóstico, por uma médica. E aqui começam as surpresas.

Primeira surpresa: todo o exame durou cerca de 2 h!!! Comparem com os 15 minutos que duram, numa média talvez mesmo optimista, os nossos cá.

Segunda surpresa: fizeram-me os seguintes exames complementares de diagnóstico: Electrocardiograma, audiograma, espirometria, exame à visão e daltonismo, duas radiografias à região cervical, uma de frente e outra de perfil. Para além disso, recolheram urina e sangue.

Terceira surpresa: sabiam exactamente qual a tipologia da minha nova função e o exame era específico para ela. Neste caso, a função era administrativa, com mais de 4 h de utilização de terminais de computador.

Quarta supresa: a avaliação médica foi completíssima. Durou cerca de 45 min a 1 h. Verificaram tudo: os ouvidos, olhos, se tinha varizes, costas, pés, se tinha problemas de pulsos, e bastantes mais coisas. Identificaram que tinha uma escoliose e um desnivelamento da bacia, que o audiograma estava, num dos ouvidos, um pouco abaixo do normal, mas que era devido a um rolhão de cera, etc.

Resta acrescentar que tudo foi feito numa clínica excelentemente equipada e que, no final, me foi apresentado um questionário para que avaliasse a qualidade do serviço. Escusado será dizer que referi que queria o mesmo também em Portugal...

Sem comentários: