segunda-feira, abril 04, 2005

Como fazer um blog

Tinha prometido, à alguns posts atrás, apresentar o modo como foi criado o Morrer a Trabalhar. Espero que esta pequena explicação ajude a iniciar o vosso blog.

Primeiro, uma pequena introdução ao mundo dos blogs. Blog é uma abreviatura de Weblog, isto é, registo de actividades (log) na internet (web). É uma espécie de diário em que se vai colocando de tudo um pouco: pensamentos, ideias, reflexões, etc. É uma espécie de página da internet pronta a usar.
Há blogs sobre tudo. O Abrupto é um dos blogs portugueses mais conhecidos e com mais visitas. É o blog do mediático Pacheco Pereira.
Post é cada uma das entradas do blog, iniciada por um título. Isto que estão a ler é um post.

Para se criar um blog, primeiro, temos que escolher onde o vamos criar. Eu escolhi o Blogger, que é uma aplicação que permite escrever e guardar blogs. Mas existem outras páginas, incluindo algumas portugueses.
O processo de criação do blog é extraordinariamente simples. Basta seguir as instruções (que estão em inglês, uma vez que o site é americano). Temos que abrir uma conta, escolher o nome para o blog e escolher o modelo (cor, tipo de letra, etc.). O mais difícil é mesmo escolher um nome que ainda não exista. Nesse processo, escolhe-se também o endereço do blog que, normalmente, é igual ao nome. Por exemplo, este blog chama-se Morrer a Trabalhar e o seu endereço é morreratrabalhar.blogspot.com.

Se quiserem colocar imagens no vosso blog, terão que recorrer a uma outra aplicação: o Hello. Podem fazer o download aqui e, após isso, terão que instalar o programa. Depois, o processo de colocar imagens é bastante fácil.

Estou à vossa disposição para esclarecer qualquer dúvida aqui. Não hesitem. Se souber, ajudo.

Espero que esta pequena introdução ao mundo dos blogs seja de utilidade. Talvez ajude a criar o vosso blog. Espero que sim. Também é um dos objectivos do Morrer a Trabalhar criar uma comunidade virtual da Segurança e Saúde no Trabalho.

Sem comentários: