quarta-feira, abril 13, 2005

Divulgar um blog

Num post anterior descrevi como foi criado o Morrer a Trabalhar. Hoje, vou descrever o modo como está a ser divulgado.

O primeiro passo, foi divulgá-lo a um dos públicos alvo deste blog: os Técnicos de Higiene e Segurança. Para isso, usei as listas de discussão em que participo (a HSTAPT e a Faqlist).

O segundo passo, foi torná-lo acessível a todos os potenciais interessados. Para isso, nada melhor que colocar o Morrer a Trabalhar nos principais motores de busca. A maioria deles tem um local para sugerir um site, e foi isso que fiz.

Comecei pelo AEIOU, um motor de busca português (não tenho a certeza se é motor de busca). No fundo da página, cliquem no link Adicionar para adicionarem o vosso site (que espero que seja um blog sobre Segurança e Saúde no Trabalho!). Foi incluído com sucesso e esteve alguns dias nas páginas das novidades. Parte do tráfico gerado no Morrer a Trabalhar foi devido a esse link.

Em seguida, fui ao Altavista e ao Yahoo e sugeri o blog aqui. Antes, é necessário criar um utilizador no Yahoo. Siga as instruções. Em ambos os motores de busca, já podemos encontrar o Morrer a Trabalhar.

Depois, fui ao Cadê?, motor de busca brasileiro, também do Yahoo. Pode ir aqui e o processo é idêntico ao que descrevi atrás. Também já lá estamos.

A seguir, coloquei no Google, aqui. No Sapo, aqui. E no Dmoz, seguindo as instruções no site. Comecem por colocar o vosso site neste último. O Dmoz é um directório que alimenta muitos dos outros motores de busca.

Antes de colocar o blog nos vários motores de busca, fui a vários sites que me deram alguns conselhos em como optimizar o blog. Não me lembro do seu endereço. Como não sou especialista, não posso ajudar mais. Façam uma busca na net e talvez encontrem.

Bem sei que o Morrer a Trabalhar não tem por tema a divulgação de sites. No entanto, é importante referir o seu processo de desenvolvimento. Para além do mais, este blog tem como objectivo chegar a todas as pessoas que se possam interessar por estes temas.

Espero que vos tenha ajudado e que este post sirva para quando fizerem o vosso blog sobre Segurança e Saúde no Trabalho.

Sem comentários: