sábado, agosto 12, 2006

Aos empresários cumpridores da lei

Sr. Empresário,

Pretende cumprir a legislação e contractar uma empresa prestadora de serviços externos de SHST? Não sabe o que fazer? Não sabe quais são as suas obrigações legais?
(...)

Este seria o início de qualquer carta de uma empresa prestadora de serviços de SHST que pretendesse vender os seus serviços. Em seguida viria a proposta: descrição dos serviços prestados, preços, condições dos serviços...

Mas faltaria, com toda a certeza, uma informação importantíssima: esta empresa está licenciada para a prestação de serviços externos de SHST, pelo ISHST. Porquê? Porque, como referi neste post anterior, só existem 13 empresas licenciadas para o efeito!!!

E, mais grave até que isso, iria receber propostas de empresas que foram, formalmente, não autorizadas a prestarem esse tipo de serviços. Estas empresas deveriam estar extintas, mas vão-lhe enviar essa carta. Nestas condições estão cerca de 113 empresas.

Por último, e esta é a alternativa mais provável, poderia receber uma proposta de uma das cerca 465 empresas cujo processo está pendente de licenciamento.

Como o sr. empresário é uma pessoa respeitadora da lei, iria, com certeza:
  • - Aceitar a proposta, no primeiro caso da empresa licenciada;
  • - Rejeitar liminarmente a proposta das empresas não autorizadas;
  • - E ficaria sem saber o que fazer, no caso das empresas com processos pendentes.
Para já, não o ajudarei a resolver o dilema posto pela terceira alternativa. Irei, sim, ajudá-lo a saber, perante uma proposta deste tipo, qual a situação da empresa: licenciada, não autorizada ou com processo pendente.

O primeiro passo é verificar se a empresa em causa se encontra nesta listagem, na página do ISHST.

Vou, sr. empresário, tentar ajudá-lo mais um pouco. A seguir, colocarei todas as empresas prestadoras de serviços externos de SHST que consegui encontrar na net, identificando em que situação se encontram:

Empresas licenciadas

Ambergo - Braga; Certitecna - Lisboa; XZ Consultores - Braga

Empresas não autorizadas

K-Med - Lisboa; Projectoami - Queluz

Empresas com processos pendentes

Ecosaúde - Lisboa; Medicar - Porto, Lisboa e Almada; Medi-T - Porto; Segurévora - Évora; SO-Saúde Ocupacional - Paço de Arcos; Europgs - Aveiro; Previform - Ponte de Lima; Hegolar - Cantanhede; PT ACS - Lisboa; Factor Segurança - Porto; Cosat - Prior Velho; ARAN - Porto; NERBE - Beja; Euveo - Trofa; Interprev - Covilhã; Unimed - Lisboa; Sagies - Lisboa; +SHST - Faro; Enviestudos - Cacilhas; K-Med Europa - Lisboa; K-Med Centro - Leiria

Empresas que não constam da lista

Consulrisco - Santo António dos Cavaleiros

Espero que tenha ajudado. Voltarei a este assunto mais tarde.

À medida que for encontrando novas empresa, irei actualizando este post.

Sem comentários: