terça-feira, agosto 22, 2006

Vídeo irresistível II - Construção

Continuando na área da construção, na sequência do último post Riscos no Trabalho, não resisti a colocar no Morrer a Trabalhar este excelente vídeo sobre a construção, mais uma vez da série Napo.

É um vídeo didáctico, simples, educativo. E que contém um conjunto de informações e medidas de prevenção valiosíssimas. Arrisco-me a dizer que, se estas normas simples fossem seguidas, reduziríamos drasticamente as mortes na construção cívil.


E não posso deixar de lançar um desafio a todos os técnicos de segurança e demais profissionais desta área: apresentem, antes de qualquer trabalhador entrar nas vossas obras, este pequeno vídeo. Basta uma pequena sessão de meia hora.
A formação é um instrumento importantíssimo para o combate à sinistralidade laboral, mas não tem que ser complicado. Às vezes, pequenas acções, simples, objectivas e directas, têm mais impacto que longas e complexas acções de formação.

Como sugiro que implementem esta medida?

- Primeiro, convençam o vosso director de obra. Com que argumentos? Não vão ocupar muito tempo (30 min), é uma formação muito simples e didáctica (mostrem-lhe o vídeo), conseguem chegar a todos os trabalhadores, independentemente da língua.

- Depois, façam primeiro esta sessão para todas chefias directas: encarregados, chefes de equipa. Ponham-os a discutir esses problemas, como podem formar todos os trabalhadores, entre outras coisas.

- Por fim, façam esta formação a todos os trabalhadores, antes que entrem em obra. Mas deixem que sejam os chefes deles que falem, isto é, que seja o encarregado que lhes explique o vídeo, lhes tire dúvidas. Vocês estão lá para ajudar e responder às questões mais bicudas.

Tentem e digam-se como resultou. Basta enviar um email. Podem fazer o download do filme directamente aqui.

Sem comentários: