domingo, novembro 05, 2006

Blog "Nunca é demais um acidente a menos"

Mais um blog sobre Segurança brasileiro, o blog "Nunca é demais um acidente a menos". A sua apresentação reza assim:
Esse blog foi montado por um aluno da AM06, do Senac São José dos Campos. Um espaço dedicado ao debate da profissão e ao crescimento dos profissionais da área. Obs: Todas as vagas são de responsabilidade dos anunciantes e não do blog.
Criado por marafi poderá ser útil para quem quiser trabalhar no Brasil, pois publica bastantes anúncios de empregos para técnicos de segurança do trabalho (TST, no Brasil, equivalentes aos nossos técnicos de segurança e higiene do trabalho) e para engenheiros de segurança (equivalentes aos nossos técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho).

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de deixar meus comentários...
Aconpanho seu site na internet e seu asuntos são ótimos,parabéns.
Meu comentário é o seguinte!
No Brasil existe 3 nivéis de segurança do trabalho, são eles:
*Téc.segurança do trabalho
*Téc.superior do trabalho
*Engenheiro de seg. do trablho
O técnico de segurança do trabalho que chamamos de TST e o mas tradicional o mas preocurado.
O técnico superior e um curso tecnologo,ainda não e muito reconhecido pelas as empresas e pelo governo só e autorizado, sendo assim o salário e sempre igual a do téc. tradicional, porque sua competência e a mesma do tst.
O engenheiro de segurnaça do trabalho não e comparado com o seus téc. superiores, para ser um engenheiro de segurnaça do trabalho no Brasil o cidadão tem que ser formado em qualque area de engenhara que aqui e de 4 a 5 anos e depois mas 1 ano de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho.
Acredito que também seja assim ai em portugal, esses são meus comentários, e gostaria de deixar uma pergunta pra ti caso queira responder? Qual a equiparação entre a profissão de téc. de segurança do trabalho entre Brasil e portugal? o diploma de um português vale no brasil e vise verso??
Meu imail e: tony-rj@sapo.pt
Quais quer duvida ou informações pode entrar em contato que será um prazer atendelo.

Atenciossamente

Antonio cancela
técnico seg. do trabalho
especialista seg. em petróleo

J Pinto disse...

Caro Cancela,

Não sei responder à sua pergunta. Para ser sincero, não sei como é a equiparação entre as duas profissões entre Portugal e o Brasil. Mas é uma boa questão. Tentarei encontrar resposta.

Quanto às semelhanças e diferenças entre Portugal e o Brasil, nesta área, eis alguns comentários:
- Em Portugal, a profissão de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho é perfeitamente reconhecida, quer pelo Estado, quer pelas empresas. Para se ter essa certificação, passada pelo Governo, é necessário ter um curso superior (3, 4 ou 5 anos) e uma formação pós-graduada em Segurança de um ano. Por isso, disse que é semelhante à do Engenheiro de Segurança no Brasil. Eu, por exemplo, sou Engenheiro Químico e estudei mais um ano, após o curso, para poder ser Técnico Superior.
- Para se ser técnico de Segurança e Higiene do Trabalho, o curso é de 3 anos, mas não é de nível superior. Depois de 9 anos de escola, a pessoa tira um curso de 3 anos, que dá equivalência ao 12º ano (formação necessária para entrar na Universidade, parece-me que é o vosso vestibular), e depois desse curso, é técnico de higiene e segurança.

Espero ter clarificado um pouco mais as coisas.