terça-feira, abril 26, 2005

Último dia...

O 2ª post que farei hoje é também um post fora de tempo. Deveria, à semelhança do anterior, ter sido escrito na última 6ª feira, dia 22/04/05. Pelas mesmas razões, não foi escrito no dia: falta de tempo e de acesso à net.

Último dia na Faurecia...
Mistura de sentimentos: expectativa e esperança no novo desafio profissional, por um lado; por outro, pena por deixar a empresa e, principalmente, por deixar amigos. Pena também por saber que ainda tinha muito que fazer. Mas o novo desafio, do qual falarei mais à frente, era irrecusável.

Saio com a consciência tranquila: fiz o meu melhor. E não foi pouco. Poderia falar de muitas coisas que fiz, mas enunciarei apenas as mais importantes. Saio com a fábrica com as máquinas melhor protegidas, com formação dada a todos os condutores de empilhadores, com a fábrica melhor protegida por sistemas de sprinklers, com os caminhos de circulação identificados, com regras de segurança claras para todos os peões e condutores de empilhadores, com todas as entradas da fábrica sinalizadas, com o hábito de dedicar, em todas as reuniões de produção, o 1º minuto à Segurança, com a análise de risco feita... Saio, enfim, com muito trabalho realizado, mas com a perfeita consciência que existirá pelo menos outro tanto trabalho a realizar.

Saio também com alívio, tenho que o dizer. O alívio de, agora, a responsabilidade pela segurança de mais de 500 trabalhadores já não ser minha. Bem sei, irão dizer que a responsabilidade não era minha, mas sim da gestão de topo. Mas sentia essa responsabilidade como minha. À semelhança de grande número de Técnicos de Higiene e Segurança. Cada acidente ocorrido, entendia-o como fracasso do meu trabalho. Felizmente, não ocorreu nenhum acidente grave ou mortal.

Agora, o futuro é um novo desafio, aliciante e motivador. Espero que seja, pelo menos, tão recompensador, motivador e aliciante como este foi.

Para quem me irá substituir na Faurecia, desejo a maior sorte deste mundo. Sobre o processo de selecção, falarei mais à frente, num próximo post.

1 comentário:

Conceição Oliveira disse...

Boa tarde. sou igualmente EQ e TSHST mas so ando nestas andanças à 2 anos...

Tomei a liberdade de lhe enviar este mail porque verifiquei que trabalhou na Faurecia e sendo eu de Oliveira de Azemeis, e vendo a sua experiência, queria lhe dizer que o Centro de formação profissional da industria de calçado em sao joao da madeira, precisava de um formador com o seu CV.

Este centro forma TSHST.