domingo, maio 22, 2005

Acidente mortal III

Novo acidente mortal!! Publicado no Público, numa notícia de pé de página, pequena, pequena... Será que a vida daquele homem valia tão pouco? O que será feito por aquela empresa para evitar novo acidente? E pela Inspecção de Trabalho?


«Viseu - Acidente mata operário

Um jovem de 18 anos morreu electrocutado num acidente de trabalho ocorrido ao início da tarde de ontem numa obra de construção civil de Armamar, distrito de Viseu. Um outro operário, com cerca de 40 anos, ficou gravemente ferido, tendo sido transportado para o hospital de Lamego.

"Um dos operários tocou com um ferro num dos cabos de alta tensão, sofreu uma descarga e acabou por falecer. O outro, que estava junto dele, caiu do andaime e ficou gravemente ferido, mas livre de perigo", contou uma testemunha»

Jornal Público, 20 de Maio de 2005

Será que a obra tinha Plano de Segurança e Saúde? Provavelmente, não!!
Mas, se o tinha, será que nele estava indicado o risco relativo ao trabalho junto a linhas de alta tensão? Mais uma vez, provavelmente não!
Mas, se tivesse referido o risco, será que o operário (de 18 anos!!!!) foi ensinado (formado) em como proceder para se proteger desse risco? De certeza que não.

De quem é a responsabilidade por mais esta morte? Será que a culpa irá morrer solteira, mais uma vez? Será que nunca mais metem um responsável na prisão?

Sem comentários: