domingo, maio 08, 2005

Balanço

Já não é o primeiro balanço que fazemos do Morrer a Trabalhar. Como todos os projectos, estes terão que ser avaliados. Por isso, faremos este exercício periodicamente.

Começamos por avaliar alguns indicadores quantitativos: o tempo de existência, o número de posts, o número de visitantes e de page views.

(Antes, faremos um parêntesis e iremos distinguir os dois, de modo a clarificar conceitos. O número de page views refere-se ao número de vezes que a página é carregada, isto é, cada vez que se carrega no botão Refresh, conta uma page view. O número de visitantes refere-se ao número de vezes que a página é carregada por utilizadores diferentes. Por isso, o número de page views é normalmente maior que o número de visitantes.)

Começando pelo tempo de existência, o Morrer a Trabalhar tem 2 meses e pouco mais de meio, 11 semanas ou 80 dias. É uma existência curta, mas com o objectivo de uma longa vida. Talvez atinjamos os mesmos 2 anos que o Abrupto comemorou anteontem. Será esse o objectivo.

Já foram escritos, contando com este, 89 posts. Uma média muito razoável de aproximadamente 1 post por dia e 8 posts por semana. Se considerarmos que no primeiro mês apenas foram escritos meia dúzia de posts, podemos afirmar que a actualização do post é bastante boa. Definimos como objectivo a manutenção desta taxa de actualização: 1 post por dia.

O Morrer a Trabalhar já teve 660 visitantes. Calculando a média aproximadamente, chegamos a 8 visitantes por dia ou 60 visitantes por semana. Já tinha sido definido um objectivo de 20 visitantes por semana, num post anterior. Foi claramente ultrapassado. Tivemos 3 vezes mais visitantes!! Neste indicador, iremos definir um objectivo ambicioso: 100 visitantes por semana. Já tenho algumas ideias como atingi-los. Falarei mais tarde como.
Ainda em relação ao número de visitantes, nas últimas semanas, tivemos uma média de 4 novos visitantes por dia e de 5 visitantes por dia que retornaram ao blog. Estes dois números são muito significativos. Dizem-nos que já temos alguns leitores fiéis, que nos acompanham ao longo do tempo. Isto é muito positivo!!!

Quanto ao número de page views, tivemos até hoje 1079. Dá uma média de 13 page views por dia ou 98 page views por semana.

Por fim, é interessante referir que o dia em que o blog é mais visitado é a quarta-feira, com 35% dos visitantes totais. E que os dias em que é menos visitado é ao fim de semana, com apenas 10% dos visitantes totais.

Em relação a estes indicadores quantitativos, que iremos seguindo periodicamente, posso considerar que estou muito satisfeito. Acrescento que, quanto ao número de visitantes e page views, apenas foi colocado um contador de visitantes no início do 2º mês de existência e que o blog só foi difundido também por essa altura.

Mais alguns dados interessantes, agora só aplicáveis aos últimos 100 page views.

De que país virão os leitores do Morrer a Trabalhar? Como seria de esperar, mais de 65% são de Portugal. No entanto, um dado curioso é que cerca de 10% são dos Estados Unidos. Provavelmente, estes chegaram cá enganados, rumando logo a outras paragens, devido à barreira da língua.
Existe, quanto à proveniência, um mundo por explorar: toda a comunidade lusófona. O Morrer a Trabalhar terá como um dos seus objectivos futuros chegar a todos os países falantes de português, especialmente o Brasil.

De que sites chegam os leitores deste blog? Os principais são o HSTAPT e o saudeambiental. O primeiro, colocou-nos nos seus links. O segundo, transcreveu um post nosso. Obrigado a ambos.
Para além destes dois blogs, recebemos vários leitores de alguns motores de busca: o Cadê, o aeiou, o Altavista. Sempre que queiram aceder a esta informação, basta ir até ao fundo da página e poderão verificar por vós mesmos de onde vêm os nossos leitores.

Como este post já vai longuíssimo, no post seguinte, continuaremos o balanço, agora qualitativo.

Sem comentários: