domingo, maio 22, 2005

O poder da Blogosfera

É interessante estarmos atentos ao poder que a blogosfera pode ter. Aos menos atentos, chamo a atenção para o que se está a passar.

O Abrupto, blog do Pacheco Pereira, que já apresentei no Morrer a Trabalhar, lançou o debate sobre a Constituição Europeia. Começou com o post "Está na hora de organizar o Movimento do Não", publicado a 18/05. Em seguida, no mesmo dia, criou o blog Sítio do Não. Um grande número de blogs, também partidários do Não no referendo à Constituição Europeia, colocaram posts sobre o mesmo assunto.
E, a seguir, surgiu também O Sítio do Sim, blog partidário do Sim no referendo.

O Blasfémias postou o seguinte:

"O bem-vindo SÍTIO DO NÃO corre o risco de se transformar na pedra angular de um movimento político bastante interessante - o primeiro formado a partir da blogosfera. A possibilidade de cidadãos livres poderem associar-se completamente a salvo da lógica partidária e
corporativa e motivar uma discussão acerca daquilo que interessa nesta matéria é a novidade mais interessante na política portuguesa dos últimos anos. (...)

O SÍTIO DO NÃO, para fazer a diferença, terá de manter o seu espírito origináriamente "blogueiro", i.e. acutilante, desinteressado, transparente e livre. (...)"

CAA, Blog Blasfémias



No dia 20 de Maio, é publicado um artigo no Público: "Vozes pelo não à Constituição europeia organizam-se em Portugal". O debate generalizou-se e transbordou a blogosfera!!! Prova que é possível fazer a diferença. É verdade que, para isso, contribuiu, com toda a certeza, a projecção mediática de Pacheco Pereira. Mas mostra, sobretudo, que não são só os media que fazem a agenda política. Todos nós, querendo, poderemos contribuir um pouco para ela. É essa lição que levo.

Sem comentários: