domingo, maio 08, 2005

Balanço III

Para terminar esta trilogia de balanços, falta o mais importante. Depois de efectuada a avaliação de alguns indicadores e uma avaliação das acções que tinham sido planeadas, falta avaliar se este blog é o que disse que queria ser e se está a chegar aos seus públicos alvo.

Primeiro, o Morrer a Trabalhar disse que pretendia ser um blog sobre Segurança e Saúde no Trabalho, do ponto de vista da Segurança e Higiene do Trabalho, mas não limitado a esta área. Vós, leitores, serão os melhores juízes deste facto. A minha avaliação é positiva. Sim, o Morrer a Trabalhar já tratou de muitos assuntos relacionados com a Segurança e Saúde no Trabalho, não se tendo limitado à Segurança e Higiene. Gostaria muito que me dessem a vossa opinião. Basta clicar aqui.

Foram definidos 4 publicos-alvo: profissionais de Segurança e Higiene do Trabalho, restantes profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho, parceiros sociais e restantes pessoas interessadas nestes temas. Como estamos a chegar a cada um destes públicos-alvo? A minha percepção é a seguinte:

- Aos profissionais de Higiene e Segurança do Trabalho, técnicos e técnicos superiores, estamos a chegar. Digo isto, porque os meios que usei para divulgar o blog, as duas listas de discussão portuguesas, são maioritariamente constituídas por estes profissionais.
E, aparentemente, o Morrer a Trabalhar está a ser do seu agrado. Temos muitos visitantes que retornam, o que significa que gostam.

- Aos restantes profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, ergonomistas, psicólogos do trabalho, ainda não conseguimos chegar. Bem sei que tenho alguns leitores destas profissões, no entanto, são casos esporádicos. Falta descobrir sites, listas de discussão ou outras ferramentas informáticas que me permitam chegar a estes profissionais.

- Aos parceiros sociais, empregadores, trabalhadores e Estado, sei que ainda não cheguei. Nesta fase, é ainda prematuro e mesmo pretensioso. Não será esquecido, mas ficará para mais tarde.

- A todos os restantes interessados por estas matérias, é difícil avaliar se estou a chegar. Os meios existentes para isso ainda não estão todos disponíveis. Falta estar classificado no Dmoz e, principalmente, no Google.

Para resumir e terminar todos estes balanços, estou muito satisfeito com a evolução do Morrer a Trabalhar. Está ainda numa fase de crescimento. É ainda um bébé recem-nascido, com menos de 3 meses. Apesar disso, terá que planear já o seu futuro. É isso que faremos no próximo mail.

Sem comentários: