sábado, maio 28, 2005

Segurança Hospitalar

Durante aproximadamente um ano, colaborei com um grande hospital de Lisboa, no seu Serviço de Saúde Ocupacional. Ficou-me o bichinho!! Esta informação poderá interessar aos que trabalham na área hospitalar.

Aqui vai algo interessante sobre o óxido de etileno. Este gás é muito usado para a esterilazação de material contaminado. É um gás extremamente inflamável e tóxico.

A O.S.H.A. (Occupational Safety and Health Administration, equivalente americana à nossa Inspecção Geral de Trabalho) tem uma norma que valerá a pena ler, para todos os que tenham que lidar com esta substância.

Sucintamente, define como valor limite de exposição (P.E.L. - Permissible Exposure Limit, a nomenclatura usada pela O.S.H.A.) do óxido de etileno 1 ppm (média ponderada para 8 h de exposição). Define também um nível de acção: 0.5 ppm.
Acima do valor limite de exposição, tem que se monitorizar a cada 3 meses, informar os colaboradores expostos, com as medidas que se irão tomar para baixar a concentração para valores abaixo do valor limite de exposição.

Leiam a norma para obterem informações mais detalhadas. Se quiserem saber mais sobre o óxido de etileno, consultem esta página, onde encontrarão mais documentos.

Sem comentários: