domingo, maio 20, 2007

Polícia, Segurança e Saúde e Equívocos

Descobri,há alguns dias, este post. Levanta um tema interessante, o assédio moral, mas trata-o de um modo equívoco e mostra uma das armadilhas que muitas vezes se atravessam no caminho dos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho: a apropriação, por parte dos sindicatos de temas de Segurança e Saúde no Trabalho, muitas vezes com outros fins.

O assédio moral no local de trabalho é um tema muitas vezes esquecido por quem trabalha em SST (Segurança e Saúde no Trabalho). É um tema importante, ligado com a função Recursos Humanos e pouco trabalhado.

No entanto, a mistura deste tema com a reforma da Administração Pública, chefes pouco escrupulosos, avaliação de desempenho e várias outras coisas referidas no post, é pouco séria. Revela receio da mudança, pouca abertura para alterações que, muitas vezes dolorosas, deverão ser implementadas. A resistência à mudança é normal, todos temos, em maior ou menor grau, porque faz parte da condição humana.

Talvez valha a pena, num próximo post, tratar este tema do assédio moral, de um ponto de vista técnico e científico. E valerá, com toda a certeza, tratar outro tema: como trata, quer a legislação portuguesa, quer a comunitária, a Segurança e Saúde no Trabalho nas forças de ordem e segurança.

Sem comentários: