quinta-feira, maio 31, 2007

Procura de emprego

A procura de emprego é uma fase difícil na vida. E todos, sem excepção, já passamos por isso. Eu não sou excepção e também já passei. E, por isso, aprendi algumas coisas. Que tentarei partilhar o melhor que consiga.

Decidi publicar este post para ajudar quem está nessa fase, quer por ter completado um curso e estar a entrar na vida profissional pela primeira vez, quer quem tenha ficado desempregado. Lembrei-me de fazer isto, após enviar uma mensagem para o grupo HSTAPT sobre este assunto. Essa mensagem tinha os seguintes bullet points:

  • O CV deverá ter 2-3 páginas.
  • Compra o Expresso ou vai à pagina do Expresso Emprego consultar os anúncios
  • Existem alguns sites de empresas de recrutamento online: Cegoc, Egor, Mercuri Urval, . Faz uma busca por recrutamento e selcção no Google. Podes sempre deixar lá o CV
  • Identifica um conjunto de empresas nas quais gostarias de trabalhar. Envia um CV expontâneo, com uma carta de apresentação
  • A carta de apresentação deverá ter 3, 4 parágrafos. Cada um dos parágrafos deve responder a 1 questão: como vos conheci e porque quero trabalhar na vossa empresa; o que vos posso oferecer; estou à vossa disposição para esclarecer qualquer detalhe em futura entrevista
  • Procura empresas de prestação de serviços. Podes ver vários sites de empresas no meu blog. Tens também listagem e moradas de empresas no ISHST
Procurar emprego é uma tarefa a tempo inteiro. É como um trabalho: requer disciplina e esforço.

O primeiro passo será desenvolver uma estratégia:
Onde queres trabalhar? Em empresas prestadoras de serviços externos ou em serviços internos? Não tens que optar, podes sempre dirigir-te a ambas as situações, priorizando a que preferires.

A seguir, terá que se escolher as empresas a contactar e enviar o CV. A internet é uma excelente ferramenta: procura as páginas das empresas em que queres trabalhar, informa-te.

A resposta a ofertas de emprego é mais fácil, pois as empresas têm uma necessidade. Mas a concorrência também é maior, pois vais ter que concorrer com todos aqueles que responderão à oferta.

Deverás também escolher empresas para enviar candidaturas espontâneas. Mas atenção: a taxa de resposta, neste caso, é muito baixa, menos de 10%. Por isso, terás que contactar bastantes empresas, para obter algumas respostas. Mas não desanimes, é normal.

Coloca a funcionar a tua rede de contactos, quer seja pequena ou grande. Faz circular que estás à procura de emprego na área em que escolheres.

Vai a congressos ou seminários. Podes sempre conhecer alguém que trabalhe em alguma empresa que necessite de um novo colaborador. E, normalmente, nos congressos é distribuída a lista de participantes, onde podes encontrar alguns contactos de empresas que te interessem.

Inscreve-te no LinkedIn, onde podes colocar o teu CV.

Este post já vai longo. Parece-me que não consegui expor as ideias com clareza. É mais um conjunto de ideias para quem estar à procura de emprego, do que um discurso bem articulado. Nevertheless, aqui fica, e espero que seja útil.

Sem comentários: