domingo, junho 10, 2007

Associação Portuguesa para a Prevenção e Saúde no Trabalho

Foi criada, muito recentemente, uma nova associação profissional que lida com estes temas: a APPST - Associação Portuguesa para a Prevenção e Saúde no Trabalho. Na sua página, afirmam que irão por ao dispor dos seus associados um conjunto vasto de competências que permitam desenvolver uma verdadeira Cultura de Segurança.

Explorando a
página, chegamos à apresentação dos orgãos sociais. Aqui, encontramos algumas pessoas conhecidas na Área da Segurança e Saúde no Trabalho, e não só: o dr. Nuno Castelo Branco, que descobriu a Doença Vibroacústica, nas OGMA; o dr. Garcia Pereira, mais ligado ao Direito de Trabalho que à SST; Isabel Santos, a directora da Revista Segurança... As restantes não conheço. Mas encontramos vários dos elementos dos orgãos sociais nos colaboradores permanentes da Revista Segurança.

Confesso que o nome me surpreende um pouco. Normalmente, a prevenção está ligada à Segurança, apesar das raízes históricas para isso serem um pouco afastadas da área da SST. Mesmo assim, para quem se reivindica como catalisador para uma verdadeira Cultura de Segurança, o nome parece-me talvez pouco adequado. Mas talvez tenha sido um problema na altura de registar o nome... Ou não...

Lendo melhor o nome, talvez tenha sido mesmo propositado o deixar cair a Segurança, muitas vezes ligada à Security quando usada em conjunto com prevenção, e juntá-la a Saúde. Assim, talvez o objectivo tenha sido juntar a Prevenção de acidentes de trabalho, com a Saúde, para as doenças profissionais.

Sem comentários: