segunda-feira, junho 11, 2007

Trabalho escravo

Agora, no Prós e Contras, na RTP1. O programa hoje é sobre as situações de autêntica escravatura que se passam com trabalhadores portugueses na Holanda!!! Pasme-se, na Holanda!!!

Pensamos, muitas vezes, que só em Portugal se passam situações como estas, de autêntica escravatura. É difícil acreditar que se possam tratar pessoas assim. Mas é verdade. E situações como estas estão a passar-se cada vez mais com trabalhadores portugueses emigrados: na Holanda, como mostrado por este programa televisivo; em Espanha, como mostrado neste artigo.

O panorama que está a ser transmitido é terrífico: trabalhadores arrebanhados para trabalhar à jorna, trabalhando apenas os dias em que são necessários, mas sempre disponíveis; alojados em casas onde vários usam a mesma cama, por turnos; casas sem aquecimento; sem direito a quaisquer direitos sociais; muitas vezes obrigados a trabalhar...

E leva-nos a pensar no filme Os Lisboetas, que deu ontem, também na RTP1. A situação é semelhante. Mas parece-nos mais aceitável. Porquê? Porque não se passa com os nossos. Porque se passa com imigrantes, africanos, eslavos ou de outra nacionalidade, agora em Portugal.

Estas coisas das migrações são mais complicadas que parecem. E muito mais ainda num país como o nosso, tradicionalmente origem de emigrantes, e só muito mais recentemente destino de imigrantes.

Seria interessante que, agora, ao reflectir sobre a sorte de muitos compatriotas nossos, emigrantes, pensássemos também nos outros, aqueles que nos procuram, os imigrantes.

Sem comentários: