Os sindicatos, como todos os parceiros sociais, deverão ter um papel cada vez mais activo na promoção das condições de Segurança e Saúde no Trabalho. Esta é uma área que não se compadece com atitudes de enfrentamento e agressivas, muitas vezes habituais nas relações sindicatos / entidades patronais. Até porque, nesta área, os interesses são comuns: menos acidentes conduzem a menor sofrimento dos trabalhadores e também a menores custos. A atitude deverá ser cada vez mais pró-activa.
Encontrei um blog de um sindicato inglês chamado Health and Safety. Apesar de ser pouco actualizado e de ter alguns assuntos um pouco longe desta área da SST, aqui fica a referência.
Segurança e Higiene do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Acidentes de Trabalho, Doenças Profissionais, Riscos... Tudo explicado, discutido e debatido por mim, João Rui Pinto, Técnico Superior de Higiene e Segurança, Licenciado em Engenharia Química e apaixonado por estes temas. Com a vossa ajuda e contribuição, caro leitor. Para que não restem dúvidas, todas as opiniões expressas neste blog são apenas as minhas e não de qualquer organização onde trabalhe ou tenha trabalhado.
Sem comentários:
Enviar um comentário