sábado, maio 19, 2007

Brasil - Uma realidade impressionante


O Brasil é um país enorme: 5º maior país do mundo, em população e área, com mais de 188 milhões de habitantes!! A grandiosidade do Brasil sempre me surpreendeu. É uma realidade que claramente ultrapassa a minha escala, habituado que estou à nossa realidade portuguesa.
Já sabia tudo isto, mas hoje, nova surpresa. Fiz uma busca no Yahoo Groups, a página de grupos do Yahoo, procurando listas de discussão brasileiras sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Encontrei inúmeras, mas o que mais me surpreendeu foi a quantidade de membros que algumas delas têm. Listo as maiores:
Esta lista não é, de modo nenhum exaustiva. Só foram listados os grupos com mais de 200 membros. Mas, mesmo assim, encontrei 11 grupos!!! E, se somarmos todos os membros, atingimos o valor impressionante de quase 20 000!!!
Se compararmos com Portugal, onde eu apenas conheço 2 listas de discussão (HSTAPT e FAQList), em que a HSTAPT tem apenas cerca 250 membros, percebemos melhor o quão é impressionante a realidade brasileira. Também na Segurança e Saúde no Trabalho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo prevencionista de Portugal...fiquei muito feliz em ver o seu blog e pelo conteudo sempre muito rico...aki no Brasil realmente existem muitos grupos para o assunto segurança do trabalho, pois a problematica esta sempre em evidencia e os numeros oficiais mostram um aumento anual!!!!mas nosso trabalho é arduo e isso nos motiva!!!
Gostaria muito de com su a permissão incluir seu e-mail na lista de contatos dos amigos meu aki no Brasil p/ trocarmos informações e materais pertinentes a área!!!
Fique c/ Deus!

Abç!

ALmir Ferreira
Téc. Seg. Trabalho
e-mail:arcferreira@pucsp.br