terça-feira, março 15, 2005

Definições

Para que nos consigamos perceber a todos, é necessário chamar os bois pelos nomes. Por isso, socorri-me dos meus canhenhos (já direi qual) e aqui vão algumas definições importantes:

Segurança do Trabalho: A Segurança do Trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de acção o reconhecimento e o controlo dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo (materiais, equipamentos e modos operatórios). Esta abordagem vive, assim, de medidas de diversa natureza, sendo de destacar as de "Engenharia".

Higiene do Trabalho:A Higiene do Trabalho integra o conjunto de metodologias não médicas necessárias à prevenção das doenças profissionais, tendo como principal campo de acção o controlo dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos componentes materiais do trabalho. Esta abordagem assenta fundamentalmente em técnicas e medidas que incidem sobre o ambiente de trabalho.

Apesar de não gostar particularmente destas duas definições, por me parecerem muito datadas, achei importante transmiti-las.

Ambas as definições foram retiradas do Livro Verde dos Serviços de Prevenção das Empresa, editado pelo, hoje extinto, IDICT, em 1997. Foi um trabalho de reflexão importante.

Neste ponto, já definimos tão bem quanto possível Segurança e Higiene do Trabalho.

Tentando resumir, a Segurança do Trabalho visa prevenir Acidentes de Trabalho e a Higiene do Trabalho visa prevenir doenças profissionais.

Sem comentários: