Em Portugal, o termo Segurança é extraordinariamente abrangente. Quando falamos em Segurança, poderemos estar a falar de muitas coisas diferentes: Segurança pública, referindo-nos à polícia, roubos e alteração da ordem pública; Protecção civil, referindo-nos a bombeiros e catástrofes; Terrorismo e outras ameaças sociais; Segurança nacional, referindo-nos aos militares; Segurança do Trabalho, referindo-nos à prevenção de acidentes de trabalho; Segurança infantil, relacionada com acidentes ocorridos a crianças; Segurança rodoviária; Segurança na aviação; entre muitos outros. Todas estas são áreas abrangidas pelo termos segurança.
Os ingleses separaram as águas bastante bem. Para isso, têm dois termos: Safety e Security. Para ser sincero, não sei exactamente a definição de cada um deles. Limitar-me-ei a dar a minha modesta opinião, que corrigirei ou completarei se qualquer dos leitores me ajudar. Agradeço desde já essa ajuda.
Safety relaciona-se com a prevenção de acidentes: de trabalho, rodoviários, infantis, etc. Security relaciona-se com roubo, intrusão, alterações da ordem pública. A área em que trabalho é claramente a Segurança / Safety. Este blog é, claramente, sobre essa área. Não encontrarão aqui qualquer referência à Segurança / Security.
Segurança e Higiene do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Acidentes de Trabalho, Doenças Profissionais, Riscos... Tudo explicado, discutido e debatido por mim, João Rui Pinto, Técnico Superior de Higiene e Segurança, Licenciado em Engenharia Química e apaixonado por estes temas. Com a vossa ajuda e contribuição, caro leitor. Para que não restem dúvidas, todas as opiniões expressas neste blog são apenas as minhas e não de qualquer organização onde trabalhe ou tenha trabalhado.
Sem comentários:
Enviar um comentário