sábado, março 19, 2005

Segurex

Antes de mais, convém dizer o que é a Segurex, para todos os não profissionais. A Segurex é a nossa única feira de Segurança (pelo menos, a única que tenho conhecimento). Ocorre em Lisboa, na Fil, a cada dois anos (nos anos ímpares), intervalada com a feira de Madrid, a Sicur. Este ano acabou hoje, tendo começado dia 16.

Como não consegui visitá-la durante a semana, aproveitei hoje. Qual a minha impressão? Achei sinceramente que estava bastante boa: muita gente, stands de qualidade razoável, dois pavilhões repletos de stands relacionados com Segurança. Surpreendeu-me particularmente o grande número de pessoas.

No entanto, é importante perceber que não é uma feira de Segurança e Saúde no Trabalho, nem sequer uma feira apenas de Segurança do Trabalho, mas sim uma feira de Segurança. E este detalhe é importante, precisamente porque o termo Segurança engloba uma grande diversidade de áreas. Os ingleses, com a separação entre Safety e Security, simplificam e clarificam extraordinariamente as coisas. Mas a esta separação voltaremos mais à frente.

Para um profissional da área da Segurança e Higiene do Trabalho, como eu, fica sempre uma parte por preencher, após visitar a Segurex. A Segurança contra incêndios está sempre bem representada, os equipamentos de protecção individual e a sinalização de segurança também, mas todas as outras áreas onde estavam? Segurança de máquinas, segurança contra riscos químicos, todos os temas relacionados com higiene do trabalho estavam praticamente ausentes.

Se olharmos ao número de stands, a Segurex é essencialmente uma feira de Segurança contra intrusão e roubo (aquilo a que os ingleses chamam Security), de Segurança contra incêndios e protecção civil e, por fim, de equipamentos de protecção individual. Provavelmente, o nosso mercado apenas está preparado para isto. No entanto, parece-me que a Segurança e Saúde no Trabalho já começa a ter massa crítica suficiente para ter uma feira própria. Neste caso, os riscos seriam outros: a Segurança e Higiene do Trabalho ser engolida pelas áreas da Saúde. Mas, mesmo assim, valeria a pena experimentar.

Sem comentários: