sábado, março 19, 2005

Recursos online

Tentarei divulgar no Morrer a Trabalhar os recursos online existentes, que possam contribuir para o desenvolvimento de todos os profissionais da Segurança e Saúde no Trabalho. Começarei pelas listas de discussão.

Para os menos familiarizados com estas coisas da internet, começo por explicar o que são e para que servem as listas de discussão ou mailing lists. Normalmente, são sobre temas específicos e servem para trocar ideias, responder a questões, expor pensamentos sobre esse tema.

Como funcionam? Primeiro, é necessário aderir à lista. A maioria é moderada e cada inscrição terá que ser aprovada pelo moderador da lista, que, normalmente, é quem a criou. Após essa adesão, começamos a receber todas as mensagens que são trocadas na lista, enviadas pelos outros membros. Quando queremos dar a nossa opinião, responder a uma questão levantada ou colocar uma dúvida, enviamos uma mensagem para a lista, que é, por sua vez, encaminhada para todos os restantes membros.

Neste momento, conheço e sou membro de duas listas de discussão portuguesas sobre estes temas.
A primeira e mais antiga chama-se HSTAPT e foi criada em 2001. Tem cerca de 120 membros e são trocadas cerca de 60 mensagens mensalmente.
A segunda chama-se Faqlist e, como sou um membro muito recente, não sei muito sobre esta lista.
Ambas as listas são sobre Segurança e Higiene do Trabalho e essencialmente técnicas. Apesar de não saber exactamente a origem profissional dos seus membros, parece-me que a maioria são Técnicos e Técnicos Superiores de Higiene e Segurança do Trabalho.

São dois recursos muito úteis, principalmente para pessoas que estejam no início de carreira. Nestas listas, poderão colocar as questões e dúvidas que tenham e ser esclarecidos. Apesar de se notar, de quando em vez, alguns laivos de pouca paciência e mesmo alguma sobranceria e falta de espírito de entreajuda da parte de alguns membros para os novos na profissão. Mas são casos perfeitamente pontuais.

Existem também listas brasileiras, americanas, canadianas, mas sobre elas falarei mais tarde.

Sem comentários: